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sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Para os alunos de Introdução à Filologia da Prof. Érika



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE LETRAS
DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA
PROF. Érika Cristine Ilogti de Sá

Exercícios para as turmas de Introdução à Filologia Românica

A partir da leitura dos textos Elementos de Filologia Românica, de Bruno Bassetto, Orígenes de las lenguas neolatinas, de Carlo Tagliavini e Geolinguística: tradição e modernidade, de Suzana Alice Cardoso, responda as questões que se seguem e entregue à professora Érika, semana que vem, no dia de sua aula.

1- Em relação ao corpus utilizado, qual a maior diferença entre a geografia linguística e o método histórico-comparativo?
2- Qual o objetivo da Geografia Linguística?
3- Explique como os questionários da geografia linguística são confeccionados e realizados.
4- A partir da Geografia Linguística é possivel traças isoglossas e caracterizar claramente os dialetos locais? Explique.
5- Como a Geografia Linguística identificou problemas antes ignorados pelos neogramáticos? Que problemas são esses?
6- Há três gerações de atlas. Identifique suas principais características.
7- Explique a relação entre o estudo da língua viva com o trabalho da Geografia Linguística.
8- Por que podemos dizer que há um papel político-social diretamente envolvido no trabalho dos pesquisadores na área da Geografia Linguística?

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